Em live, Sindicato reafirma luta por vacinas

A preocupação com os trabalhadores ainda não vacinados, que atuam na linha de frente de serviços essenciais, foi o tema central de conversa online, na noite desta terça-feira (13/04), entre o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, através do Instagram.


Augusto abriu a live falando da preocupação do Sindicato com os bancários e todos que permanecem nas agências, como seguranças, pessoal de limpeza e demais suportes ao atendimento presencial. O presidente chamou a atenção para o fato de que quase um terço da categoria bancária já testou positivo para a Covid-19. Os trabalhadores estão expostos, pagando auxílio emergencial, atendendo demandas de financiamentos e isso também expõe a população, que precisa dos serviços essenciais.


Lembrando a participação de ambos em momentos desafiadores, no passado, o secretário Léo Prates afirmou que este é certamente o maior, que chamou de teste de fogo, para o gestor. Assim como Augusto, o secretário destacou a irresponsabilidade e a negligência do governo federal para culminar na situação dramática que o país vive, nessa que é a maior tragédia sanitária dos últimos 100 anos.


Desafio é matemático
Questionado sobre a vacinação dos bancários, o secretário afirmou que entende perfeitamente a situação, mas que a Prefeitura não dispõe de doses suficientes para a demanda da cidade, nem mesmo para a cobertura prevista no PNI (Programa Nacional de Imunização).


Léo Prates vê os bancários como categoria fundamental, mas diz que o problema é matemático. “Recebemos, agora, 20 mil doses, para 300 mil pessoas. Não tem matemática que resolva”, lamenta. Ele próprio, embora tenha o direito, não se vacinou até agora.


Embora entenda as limitações, Augusto reafirmou a campanha pela ampliação da vacinação que vem sendo desenvolvida por ele, como vereador, na Câmara Municipal, e junto ao Legislativo estadual e federal. Ele destacou, ainda, a importância do abaixo-assinado – disponível na página eletrônica do Sindicato (bancariosbahi.org.br) -, reivindicando a vacinação urgente dos trabalhadores que estão mais expostos.


A relevância do tema mobilizou grande participação dos internautas. A live registrou mais de 400 presenças, no total, com público fixo entre 180 a 200 pessoas, acompanhando ao vivo o bate papo. Durante uma hora, foram tantos os comentários e perguntas que ficou impraticável responder tudo aos internautas.