Brasil é a única grande economia em queda


Sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, o país desce ladeira de forma acelerada. Estudo divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) revela que o país é a única grande economia que está em desaceleração em 2021. 


Para piorar, o relatório Focus, do Banco Central, elevou as projeções de inflação e reduziu as expectativas de crescimento da economia. Como Bolsonaro não aplica políticas para conter a pandemia, o coronavírus segue fazendo estragos no país, o que aumenta as incertezas dos agentes econômicos.


Os dados da OCDE mostram que os países com melhores perspectivas de crescimento econômico foram aqueles que adotaram políticas bem-sucedidas no enfrentamento da pandemia. 


Enquanto Bolsonaro perdurar no poder, parece não haver luz no fim do túnel. No ano passado, 19 milhões de brasileiros passaram fome. O desemprego bate recorde e, mesmo assim, o governo federal abriu mão de ferramentas de manutenção do emprego que foram usadas em 2020. Depois de muita pressão do movimento sindical e das centrais sindicais, houve somente a reedição do auxílio emergencial. Ainda assim, com valores e públicos menores.