Bahia tem nove ataques a bancos em 16 dias

Abril ainda está longe de terminar e já registra o mesmo número de ataques a bancos do primeiro trimestre de 2021 na Bahia. Apenas neste mês foram 9 ocorrências. Entre janeiro e março também foram 9, totalizando 18 casos no ano. A forma é sempre a mesma: várias pessoas chegam, tocam terror no bairro ou município, explodem os caixas eletrônicos das agências ou outros estabelecimentos comerciais e fogem em seguida com o dinheiro.


Quem paga a conta é a população, que fica sem serviço bancário por meses. É comum ainda os bancos fecharem definitivamente a unidade, causando um transtorno maior para quem precisa fazer alguma transação na agência. 


Os funcionários também sentem na pele. Embora os ataques aconteçam mais na madrugada, sem que haja bancários ou clientes, muitos ficam traumatizados e com o emocional abalado. Sem falar na dor de cabeça em ter de mudar o trabalho para outras cidades.


O Sindicato dos Bancários da Bahia cobra dos bancos e do poder público ações para coibir os ataques. As empresas podem investir efetivamente em segurança. No ano passado, em plena pandemia, quando diversos setores da economia tiveram prejuízos, o sistema financeiro obteve lucro líquido de R$ 79 bilhões. Se tiver boa vontade, dá.