Com Bolsonaro, a classe média despenca

O povo brasileiro tem sofrido de todas as formas com a ineficiência de Bolsonaro na condução da pandemia causada pelo novo coronavírus. Alta do desemprego e da fome é uma triste realidade. A pobreza também tem piorado. A classe média, considerada um pouco mais próxima da riqueza, tem sofrido com a política neoliberal e passou de 51% em 2020 para 47% em 2021.  


O percentual apontado pelo estudo do Instituto Locomotiva é o mesmo da “classe baixa" e o menor patamar em 10 anos. Para ser considerada como classe média, as famílias precisam ter renda mensal per capita entre R$ 667,87 e R$ 3.755,76. A queda do índice é consequência dos efeitos econômicos da pandemia e da lentidão da recuperação no Brasil sem a menor atitude do governo. 


Enquanto isso, tudo aumenta, menos o salário do trabalhador. A população tem que fazer malabarismo para comprar comida, gás, colocar gasolina e pagar as contas de casa. As famílias de classe média perderam entre 20% e 50% da renda mensal, sendo que 7% ficaram completamente sem trabalho. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).