Jair Bolsonaro atrapalha o combate à pandemia

O Brasil era classificado como o país da América Latina mais preparado para lidar com emergências de saúde pública. Mas, as escolhas de Bolsonaro acabaram com esse histórico exemplar e transformou o combate à Covid-19 em fracasso mundial. 


Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostra que o presidente usou todos os poderes constitucionais para fazer valer sua agenda genocida, minimizar a pandemia e boicotar as ações dos estados.


Vale lembrar que Bolsonaro começou, em abril do ano passado, uma "campanha agressiva" em apoio ao uso da cloroquina, remédio ineficaz para o vírus. Outras ações atrapalharam o enfrentamento à crise sanitária, como a interferência no Ministério da Saúde, intervenção em protocolos de tratamento e até no modo de divulgação dos dados. 


Segundo o sistema Global Health Security Index, o Brasil tinha um bom histórico com o tratamento dados às epidemias, porque respondeu de forma positiva às emergências da Aids, hepatite C e da influenza (H1N1). Agora, perdeu tudo.