Luta pela vacinação dos bancários vai continuar

Garantir a vacina para a categoria, especialmente com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, tem sido uma das lutas do movimento sindical. Em resposta à solicitação feita pelo Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação da Bahia e Sergipe para incluir os trabalhadores dos bancos entre as prioridades para a vacinação contra a Covid-19, a Sesab esclareceu que a definição dos grupos prioritários e o calendário para vacinação cabem ao Ministério da Saúde.


O documento da Secretaria de Saúde da Bahia, enviado nesta quinta-feira (22/04), também reforçou que fica disponibilizado aos estados o quantitativo de doses referentes à estimativa de pessoas dentro dos parâmetros em cada região. A Sesab é proibida de estabelecer critérios próprios para vacinar a população.


De acordo com a Secretaria, apenas os bancários que integram os grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde serão vacinados neste primeiro momento. Ou seja, quem tem mais de 60 anos ou que possui condições de saúde relacionadas aos casos mais graves de Covid-19. Apesar disso, a mobilização das entidades vai continuar. Ainda mais que a categoria e todos os trabalhadores do setor prestam serviço essencial à população e estão expostos aos riscos de contaminação pelo coronavírus.