Cresce o número de morte sem causa determinada

O Estado brasileiro vem confirmando o status genocida por deixar que milhares de pessoas morram sem causa determinada. Segundo o Atlas da Violência de 2021, houve o crescimento de pessoas que perderam a vida sem nenhuma causa explicada, passando de 12.310 em 2018, para 16.648 em 2019.


O crescimento das mortes por causa indeterminada acaba trazendo insegurança, já que não é possível denominar corretamente os dados da violência. De acordo com os organizadores da pesquisa, os dados refletem a falta de rigor na apuração dos óbitos, expondo ainda mais a sociedade e reforçando a sensação de impunidade.


Outro dado importante é o alto índice de jovens assassinatos. Baseado em dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, das 45.503 pessoas mortas 23.327 tinham entre 15 e 29 anos em 2019. Os negros representaram 77% das vítimas dos crimes violentos, comprovando o genocídio da juventude negra, pobre e periférica.


O estudo ressalta que os números são de antes da pandemia e com um ano do governo Bolsonaro. Outro agravante levantado pelos pesquisadores é a grande subnotificação no país, além da má vontade das autoridades em classificar os crimes dentro das circunstâncias em que aconteceram e as reais motivações.