Salário não dá para nada no Brasil. Dureza

Com o custo de vida cada vez mais alto e o salário baixo, os brasileiros têm de se virar para dar conta das despesas. Mas, muitas vezes, não conseguem. Quase metade da população precisou atrasar o pagamento de alguma conta devido às dificuldades financeiras. E mais de 70% das famílias têm alguma, ou muita, dificuldade de manter em dia as despesas mensais. 


Os serviços financeiros são os que mais consomem as rendas dos trabalhadores, aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com a atual crise, não dá para gastar com lazer e até o transporte fica para trás. 


Em números, as despesas per capita com serviços financeiros chegava a R$ 124,79, principalmente com empréstimos e parcelamentos. Já a despesa média com transporte foi de R$ 85,44 por mês. A pesquisa retrata um período pré-pandemia, o que indica possível piora no quadro. 


Desde então, o desemprego aumentou e a renda do trabalho diminuiu. Com salários menores, os negros têm mais dificuldades. Entre as famílias com dificuldades em manter as despesas em dia, 44,4% são da cor preta ou parda. O IBGE revela ainda que 41% dos cidadãos residem em domicílio com algum grau de insegurança alimentar. Mais uma vez, as famílias com pessoas pretas ou pardas são maioria (28,4%) em relação às brancas (12,1%).