Aprovado PL que distribui absorventes gratuitamente

Mais um passo importante em nome dos direitos femininos. A aprovação, por unanimidade no Senado Federal, do projeto que cria o Programa Nacional de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, pode beneficiar cerca de 5,6 milhões de brasileiras com a distribuição de absorventes de forma gratuita.


De autoria da deputada federal Marília Arraes (PT-PE), o PL visa beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade e agora aguarda sanção presidencial. Pela primeira vez na história, o país terá um programa destinado à proteção e promoção da saúde menstrual voltado para estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas, mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade extrema, presidiárias e apreendidas.


A aprovação do projeto é um primeiro e importante passo para que seja criada efetivamente uma política nacional de superação da pobreza menstrual. Vale lembrar que uma entre quatro meninas já deixou de ir à escola por não ter absorvente. No mundo, a situação acontece com uma em cada 10 estudantes, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas).