Defesa dos bancos públicos domina o Twitter

O tuitaço realizado pelo movimento sindical em defesa dos bancos públicos, nesta quinta-fera (16/09), foi um verdadeiro sucesso. Entre 11h e 12h, horário definido para as ações, a hashtag #SeÉPúblicoÉParaTodos ficou no 8º lugar nos trend topics Brasil, ficando à frente de programas globais. Em apenas uma hora foram feitos mais de 800 tuites.   


O objetivo era chamar a atenção para a importância dos bancos públicos para a retomada do crescimento econômico do Brasil. Mais de 100 milhões de brasileiros foram atendidos pela Caixa na pandemia de Covid-19, com o pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios. O BB se destaca por conceder mais crédito para as micro e pequenas empresas. Apesar do papel de cada um, o governo Bolsonaro quer fatiar todo o Estado e as empresas públicas.


Responsáveis pela operação de grandes políticas sociais, a exemplo do Fies, CrediAmigo, e agricultura familiar, os bancos públicos cuidam da distribuição de recursos e crédito para reduzir as desigualdades regionais. Ainda chegam onde os privados não querem, atendendo a população de lugares mais distantes das grandes cidades.


O BNB, por exemplo, fomenta o desenvolvimento da região Nordeste. Através do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) destinou R$ 12,5 bilhões a empreendimentos no primeiro semestre deste ano. Os ataques do governo Bolsonaro são injustificáveis. O BNDES, BB e Caixa financiam, juntos, obras de infraestrutura, como hidrelétricas, geração de energia eólica, metrôs, corredores de ônibus, aeroportos e portos, e ainda realiza empréstimos a longo prazo. Só o povo tem a perder.