Itaú fecha Espaço Glauber Rocha, em Salvador

Mais um descaso do Itaú. Desta vez, o alvo são os empreendimentos culturais. O banco anunciou que o Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, na praça Castro Alves, em Salvador, fechou as portas nesta quinta-feira (16/09). As atividades também foram encerradas em Curitiba e Porto Alegre. 


Com isso, o espaço da capital baiana, que conta com quatro salas de exibição, restaurante recém-inaugurado, livraria e lanchonetes, entrou para a lista vermelha do Itaú. As salas são extremamente importantes para a população. O prédio onde o Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha está instalado funciona como cinema desde 1919. 

 

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos, lamentou a decisão e reforçou a necessidade de ampliação dos investimentos na área cultural na cidade.  “Vários equipamentos culturais encontram-se em situação muito difícil. O fechamento de um cinema é revelador também da grande dificuldade que o setor enfrenta, não só durante a pandemia, mas antes mesmo dela, em um processo de esvaziamento da política cultural que levou ao fechamento do Ministério da Cultura e que tem impactos em estados e municípios”, comentou.  


Em nota, o Itaú informa que só as unidades do Rio de Janeiro e São Paulo seguem funcionando. Alega ainda que está intensificando a atividade de difusão digital através da parceria com plataforma de streaming Itaú Cultural Play, que oferece programação gratuita de filmes e audiovisuais brasileiros na web.