BB quer retorno do trabalho presencial. Nada bom

Em comunicado interno, o Banco do Brasil surpreendeu a todos ao divulgar que os funcionários que estão em trabalho remoto e não pertencem ao grupo de risco podem retornar ao trabalho presencial de forma opcional a partir de segunda-feira (20/09). O "convite" é direcionado até mesmo para quem ainda não se vacinou ou completou o esquema vacinal contra a Covid-19.

O BB autoriza o retorno dos bancários de escritórios e departamentos em um momento que o país chega perto da marca das 600 mil mortes pela doença. A iniciativa causa apreensão, pois muitos utilizam transporte público e existe o risco real de contaminação no trajeto ou ainda no ambiente de trabalho.


O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo, é contra o retorno, por considerar precipitado. Somente 36% dos brasileiros estão imunizados. Baseada em dados científicos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a disseminação da Covid-19 só será controlada quando 70% das pessoas estiverem completamente imunizadas.


Além do respaldo científico, argumentos relacionados à efetividade do trabalho também podem ser utilizados para aguardar a retomada segura para as atividades presenciais. Cerca de 90% dos trabalhadores de escritórios em teletrabalho apresentaram ganho de produtividade. O BB não pode pressionar os funcionários.


Pesquisa
Quase 13 mil bancários responderam à pesquisa do Dieese, que apontou que o teletrabalho garantiu mais proteção contra a pandemia do coronavírus. Dos funcionários de bancos que ficaram em trabalho remoto, 77% não testaram positivo para a Covid-19, contra 23% contaminados. Já entre os que trabalharam presencialmente, o percentual de contaminação foi de 38%. 

 

Últimas notícias