Sindicato debate sobre saúde mental dos trabalhadores

O debate sobre saúde mental é fundamental, sobretudo no Setembro Amarelo. Para abordar o tema, o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação da Bahia e Sergipe realizaram, neste sábado (18/09), um evento virtual. 
 

O cenário de precarização do trabalho já era bastante preocupante. Mas, a pandemia do coronavírus aprofundou as desigualdades e tornou a rotina dos trabalhadores, principalmente dos bancários, mais turbulenta. 
 

A médica do Cesat (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador), Suerda Fortaleza, apresentou dados alarmantes. Ultimamente, os bancários têm dormido mal, se sentido nervosos, tensos, preocupados, tristes e têm chorado mais do que o costume. 
 

Já a procuradora do MPT (Ministério Público do Trabalho), Ana Emília Andrade, reforçou o quanto a pandemia atingiu a saúde mental dos trabalhadores. A depressão representa 12% dos afastamentos do trabalho no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). 
 

As questões relacionadas ao INSS e os impactos entre os bancários foram tratados pela advogada do SBBA, Angela Mascarenhas. Entre as dificuldades enfrentadas pela categoria está o estigma da sociedade referente ao adoecimento mental. 
 

No encerramento do evento, o diretor de Saúde do Sindicato, Célio de Jesus, que mediou os debates, destacou a importância de se discutir o tema. "Temos de resistir, lutar e continuar sonhando". Também afirmou que "onde houver vida, sempre haverá esperança". 
Também participaram do evento o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, além de diretores do Sindicato e da Feeb.