Petrobras faz 68 anos sob mais perigoso desmonte

A Petrobras completa 68 anos com o mais perigoso desmonte. O governo Bolsonaro tem transformado a maior empresa estatal do país em uma mera produtora e exportadora de petróleo bruto.


A compra e venda de ativos é normal em qualquer empresa. Mas, na Petrobras, o processo tem sido extremamente rápido. Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a média mensal de teasers de venda no atual governo, foi de 2,1. De junho de 2016 a dezembro 2018, essa média foi de 1,4. Entre 2013 e 2016, 0,4 por mês. 


Além disso, chama atenção a qualidade dos ativos vendidos, que farão falta nos médio e longo prazos para a própria sustentabilidade da empresa, como a privatização de refinarias, gasodutos de transporte, distribuidora de gás natural, de GLP e de combustíveis. 


Enquanto os acionistas da empresa celebram os dividendos neste ano de R$ 41 bilhões, a população brasileira sofre duas vezes, ou seja, perdendo um patrimônio e sendo punida pela manutenção da política de preço de Paridade de Importação para os combustíveis.