Bolsonaro deixa famílias mais pobres sem assistência

Com o governo Bolsonaro, a população mais pobre fica completamente desassistida. Além de lidar com as dificuldades para comer e pagar despesas básicas, como luz, a população ainda vive com a incerteza sobre a moradia. As políticas habitacionais do país enfraquecidas desde o governo Temer perderam mais força com Jair Bolsonaro. 


É só retrocesso. O governo acabou com a Faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida e, não satisfeito, impôs cobrança de juros bem maiores ao Casa Verde e Amarela - o substituto do MCMV. 


Não é só isso. Com os cortes de recursos, as obras de casas populares podem ser totalmente paralisadas, já que o FAR (Fundo de Arrecadamento Residencial) está sendo esvaziado. O fundo perdeu cerca de R$ 1,5 bilhão. 


O desmonte da Caixa também compromete os programas habitacionais. Os financiamentos do Casa Verde e Amarela, antes restritos ao banco público, agora podem ser feitos pelos privados, que não têm o menor interesse em atender a população mais carente. 


Outra medida que enfraquece a instituição financeira é a recente venda de subsidiárias, como a Caixa Seguridade. Sem os recursos dessas empresas, o futuro dos programas operados pela Caixa é incerto.