Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorvente

O presidente Jair Bolsonaro, mais uma vez, demonstra insensibilidade com a saúde ao vetar a distribuição gratuita de absorvente feminino para mulheres em situação de vulnerabilidade. 


O projeto que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual beneficiaria cerca de 5,6 milhões de brasileiras, como as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas, mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade extrema, presidiárias e apreendidas. 


Só que Bolsonaro ignora absolutamente tudo o que o povo realmente precisa. Vetou também o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).


O presidente só manteve o trecho que obriga o poder público a promover campanha informativa sobre saúde menstrual e que autoriza gestor da área de educação a realizar investimentos necessários para atendimento. 


Vale lembrar que uma entre quatro menina já deixou de ir à escola por não ter absorvente, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Agora, o Congresso pode decidir manter ou derrubar os vetos presidenciais.