Caixa anuncia contratação de 4 mil empregados

Com a previsão de abertura de 268 novas agências, o presidente da Caixa anunciou a contratação de mais de 4 mil novos empregados. Vale lembrar que, recentemente, Pedro Guimarães já havia prometido a ampliação do quadro de pessoal e até hoje, nada. 
A direção do banco público ignora o cenário caótico das agências e brinca. Os bancários vivem sobrecarregados e as unidades lotadas. Segundo dados do movimento sindical, o déficit na empresa está perto dos 20 mil. 


Com a abertura de novas agências, o problema vai aumentar. Importante lembrar que existem milhares de aprovados no último concurso que aguardam a convocação há anos.


Segundo as informações, as novas unidades devem atender o interior do país, com foco no agronegócio e nos benefícios sociais. No entanto, sem a ampliação efetiva do quadro de pessoal, os empregados vão continuar enfrentando os mesmos problemas: excesso de trabalho, pressão por metas e extrapolação da jornada. Tudo isso gera adoecimento.


Não é só isso. As operações da Caixa ficam em risco por diminuir a capacidade e a qualidade da assistência à sociedade. A duras penas, os bancários conseguiram desempenhar um trabalho árduo durante a pandemia, realizando o pagamento do auxílio emergencial, mas extremamente sobrecarregados.