Mercado de trabalho foi enfraquecido em 2020

A economia brasileira foi fortemente atingida pela pandemia de Covid-19 e pela falta de gestão do governo Bolsonaro. O desemprego explodiu. Segundo pesquisa do IBGE, as oportunidades no mercado de trabalho, que já estavam em declínio, pioraram em 2020.


O levantamento revela que a taxa de desemprego em 2020 ficou em 13,8%. Em 2021, a situação piorou e chegou a quase 15%. Já a taxa de subutilização alcançou no ano passado o patamar de 28,3%.


As retrações também alcançaram o PIB (Produto Interno Bruto). Em 2020, teve diminuição de 4,8%, além da queda do consumo das famílias per capita em 6,2%.  


Com a economia enfraquecida, o desemprego e a informalidade em alta, o que que poderia salvar milhares de brasileiros da vulnerabilidade social seriam os programas sociais. Mas, o governo vai na contramão. Após a primeira fase do auxílio emergencial, quando o pagamento foi de R$ 600,00, Bolsonaro reduziu o benefício, extinguiu o Bolsa Família para colocar o Auxilio Brasil, excluindo políticas assistenciais que serviriam para o desenvolvimento do país. Lamentável.