Empregos gerados são precários e sem direitos

O governo Bolsonaro cumpriu a terrível promessa de campanha de retirar direitos trabalhistas, criar obstáculos para aposentadoria, além de diminuir o salário. O resultado não poderia ser outro: segundo pesquisa da Consultoria IDados, quase metade da população ocupada no Brasil está no mercado informal, em trabalho precário, sem direitos ou proteção social.


A pesquisa mostra que 49,3% dos trabalhadores ativos no país possuem também baixa estabilidade e altíssima rotatividade, renda baixa sem nenhuma garantia de aposentadoria pelo INSS. O índice deste tipo de ocupação é o maior desde 2016.


A realidade é visível aos olhos dos grandes centros do Brasil, com o aumento do número camelôs e um grande número de lojas fechadas. Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o que possibilitaria o aumento das vagas de empregos, o trabalho gerado é precário, elevando ainda mais a exploração do capital sobre os trabalhadores.


A continuidade do projeto ultraliberal do governo acarretará em um futuro de milhões de idosos na miséria e nas ruas. Sem direitos previdenciários, a população não terá renda para sobreviver no fim da vida.