Conselho aprova alterações no novo estatuto da Funcef

Em vigor desde agosto de 2021, o novo estatuto da Funcef passou por adequações para atender às exigências da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), Caixa e Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais). 


Com as mudanças, houve a necessidade de análise do Conselho Deliberativo, que aprovou as alterações, já que é o órgão máximo de governança da Fundação. Para que não houvesse nenhuma dúvida entre os membros e participantes, a Funcef salientou que as linhas gerais do novo estatuto não sofreram mudanças. 

 

Redução de seis para quatro diretorias, com preservação de todos os mandatos em curso e a adoção de uma nova sistemática nas eleições para os órgãos colegiados são as principais mudanças. Também ficou firmado que, para questões que envolvam regulamentos dos planos de benefícios e alterações estatutárias, cumprindo determinações dos órgãos reguladores da previdência complementar, poderão ser definidas por maioria simples no Conselho Deliberativo.


Com a aprovação do estatuto, a Previc solicitou que fossem realizados ajustes no documento até o dia 26 de fevereiro de 2022, e encaminhada para apreciação da patrocinadora e pela Sest.