Após fracasso, Espanha revoga reforma trabalhista

Depois de 10 anos de aprovação, a reforma trabalhista da Espanha foi revogada. O modelo espanhol fracassado serviu de inspiração ao governo e Michel Temer, que deu início à retirada de direitos e a precarização do trabalho, com criação de vagas mal remuneradas, jornadas excessivas e péssimas condições de trabalho.


A mudança ocorrida na Espanha só foi possível depois de negociações que envolveram sindicatos, empresas e partidos políticos comprometidos com a luta e defesa dos trabalhadores. Assim como no Brasil, o argumento para aprovar a reforma na Espanha era reduzir os custos com contratações para se criar mais empregos. Mas, na prática, o cenário foi outro, muito conhecido pelo brasileiro.


O objetivo agora do país europeu é resgatar direitos dos trabalhadores, além de gerar empregos e acabar com os abusos nas contratações temporárias, já que o resultado visto foi de diminuição da renda da classe trabalhadora e, consequentemente, redução do consumo. Enquanto a Espanha reconhece o erro, o governo Bolsonaro tenta aprofundar a reforma trabalhista e cortar ainda mais direitos dos trabalhadores.