Janeiro Branco: saúde mental em primeiro lugar

As pessoas costumam procurar um médico ao sinal de qualquer problema físico ou alteração em exames, fazem exercícios, pensando no bem estar e no corpo ideal, mas não dão atenção necessária à saúde mental. Exatamente por isso que o primeiro mês do ano - Janeiro Branco - é dedicado à conscientização da população. 


Entidades da sociedade civil organizada estão unidas em torno da campanha há cinco anos. A intenção dos psicólogos de Uberlândia (MG) que idealizaram o Janeiro Branco era aproveitar o primeiro mês do ano, porque as pessoas estão mais propensas a repensar a vida, relações sociais e condições de existência. Seria mais fácil fazer com que refletissem sem preconceitos e estigmas sobre a saúde mental. 


A prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é de 10,4%. Ao todo, 4,4% da população mundial sofrem com a doença, mas o Brasil supera a média, com 5,8%, segundo maior índice das Américas, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade.