Diversidade na empresa torna o ambiente criativo 

Quanto mais diverso o ambiente profissional, mais chances as empresas têm de trazer soluções para diferentes problemas do cotidiano. A inserção de profissionais de diferentes gêneros, raça e classe social garante um olhar mais criativo e inovador, além de assegurar que as políticas de inclusão sejam cumpridas.


Segundo o levantamento do Projeto Olabi, quando a mão de obra não reflete a demografia do país, as empresas correm o risco de criar produtos e serviços que não atendem a complexidade da população. O projeto, criado para ampliar a diversidade nas áreas de tecnologia e inovação, observa também o crescimento nas políticas de inclusão, mas avalia que há um longo caminho, principalmente no que se refere à contratação, retenção e treinamento de pessoas negras.


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pretos e pardos são 54,9% da força de trabalho, mas ocupam apenas 29,9% dos cargos gerenciais. A população preta também representa 64,2% dos desocupados e 66,1% dos subutilizados.