Monólogo das Sombras

O grupo Território Sirius Teatro celebra 22 anos de história com a montagem de “Monólogo das Sombras”, encenação autobiográfica do ator, autor e diretor Fabio Vidal, com estreia na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA) em temporada até 24 de julho de 2022, sexta a domingo, às 20h. Junto com a temporada, serão realizadas sessões gratuitas nas quintas-feiras, às 16h, integrando a atividade de mediação cultural voltada para instituições sociais e alunos da rede pública de ensino.

“Monólogo das Sombras” é o oitavo trabalho desenvolvido pela metodologia de pesquisa e prática teatral de Fabio Vidal, junto ao Território Sirius Teatro, que conta em seu repertório encenações como “Seu Bomfim”, “Eterno Rêtorno-Erê”, “Velôsidade Máxima 1, 2 e 3”, “Casa Número Nada”, “Sebastião”, “Joelma” e “Caetanear/Velôsidades”.

A narrativa autobiográfica do ator e diretor, Fabio Vidal, revela uma experiência vivida na década de 1990, quando foi acometido pela Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune que atinge o sistema nervoso e que em cinco dias levou o ator à falência corporal. Neste espetáculo, a arte, a medicina e a neuropsicanálise se interseccionam, mediadas pelo uso de técnicas de teatro de sombra e projeção, estabelecendo uma múltipla discussão sobre a vida e o processo de adoecimento físico e psíquico, numa história de superação e recriação de si.

A encenação construída por Vidal levanta questões de políticas públicas, que refletem as desigualdades entre a saúde pública e a privada no país, além de uma reflexão sobre a fragilidade da vida diante das doenças e o simbolismo do afeto, o respeito, a dignidade e o cuidado.