Sindicato da Bahia reforça defesa do emprego bancário

A diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia tem percorrido as agências do Estado para falar com a categoria e a sociedade sobre os desafios da campanha salarial deste ano, os prejuízos do governo Bolsonaro para a classe trabalhadora, condições de trabalho, emprego, segurança saúde, combate ao assédio moral e descomissionamento. Tudo que for de interesse para os funcionários e clientes.


Nesta quarta-feira (06/07), nas agências da Barros Reis e Cabula, em Salvador, os diretores destacaram sobre o déficit de trabalhadores nos bancos. Atendimento precário para a clientela, filas, unidades cheias e bancários sobrecarregados e doentes são realidade. “O Banco do Brasil foi reduzindo de tal forma o número de funcionários que a gente está trabalhando muito abaixo do limite que seria razoável o atendimento digno para a população. Com isso, um colega fica doente sobrecarrega os que ficam e estão cada vez mais adoentados”, destacou a secretária geral do Sindicato, Jussara Barbosa. 


O Jornal o Cliente foi distribuído e a ganância dos bancos e a política de cortes, que resultam em fechamento de agências e de postos de trabalho, receberam destaque. A Caixa, por exemplo, em comparação com 2015, possui 16 mil empregados a menos. Por conta do desmonte orquestrado pelo governo federal, hoje o banco tem 85 mil trabalhadores, mas possuía 110 mil há 7 anos. A mobilização por mais contratações no banco público e a convocação dos aprovados no concurso público de 2014 foi reforçada na visita.