Mobilização barra PL que ataca descanso dos bancários

Vitória do movimento sindical. Após intensa luta, foi retirado da pauta de votação o projeto de lei 1043/2019, que libera a abertura dos bancos aos sábados e domingos. O texto, que favorece apenas os bancos e prejudica os trabalhadores, seria votado nesta quarta-feira (06/07).


Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (06/07), na Comissão de Defesa do Consumidor, em Brasília, diversos representantes da categoria fomentaram um intenso debate em favor dos trabalhadores. Após as discussões, o presidente da CDC, o deputado Sílvio Costa Filho, propôs que a votação seja realizada somente após as eleições deste ano.


Não é a primeira vez que os bancos tentam abrir as agências nos fins de semana. A última tentativa foi do Santander, que em janeiro deste ano impôs o funcionamento de todas as 3 mil agências do Brasil aos sábados. Mas, ações de entidades, como o Sindicato dos Bancários da Bahia, impediram que o absurdo ocorresse. 


A luta continua até que o PL seja arquivado. A mobilização deve ser mantida, principalmente neste momento de campanha salarial, que promete ser difícil diante da ambição dos banqueiros.