Quarta rodada de negociação será sobre teletrabalho nesta terça

A quarta rodada de negociação entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) acontece nesta terça-feira (26/07), às 14h. No centro dos debates, teletrabalho e cláusulas sociais. 


Logo no início da pandemia de Covid-19, após reivindicação da representação dos bancários, mais da metade da categoria passou a trabalhar em home office para conter a disseminação do vírus. De lá para cá, alguns bancos firmaram acordos sobre a modalidade. 


Agora, o Comando quer um acordo global sobre o tema e defende pontos como o controle eficaz da jornada de trabalho e o pagamento de horas extras quando devidas. Em muitos casos, os funcionários extrapolam o expediente, sem falar na cobrança por resultados. 


A pauta ainda inclui a responsabilização da empresa no fornecimento de equipamentos, condições adequadas de trabalho e em relação à saúde e segurança no trabalho, direitos equiparados aos de trabalhadores que estão nas agências, incluindo acesso a informações e oportunidade de promoção, implementação e melhoria de canais de gestão do home office e pagamento de auxílio mensal.


Em campanha salarial, os bancários, cuja data-base é 1º de setembro, negociam a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. A CCT atual vence em 31 de agosto.