CEBB cobra contratações e fim da terceirização 

A sobrecarga de trabalho nas agências do Banco do Brasil é grande, o que reflete no alto índice de adoecimento entre os trabalhadores. A Comissão de Empresa dos Funcionários do BB reivindica a contratação de 10 mil novos bancários. Em negociação nesta quarta-feira (27/07), a direção da empresa informou que até o final deste ano 4 mil novos empregados farão parte do quadro de pessoal. 
 

Segundo o BB, cerca de 2.900 funcionários já foram empossados. O banco argumentou ainda que as contratações obedecem ao limite imposto pela Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) de aproximadamente 95 mil funcionários. 
 

A CEEB rebateu o argumento informando que mesmo com a contratação dos 4 mil bancários o limite da Sest não será excedido. Ou seja, o banco pode ampliar o quadro. 
 

Outro assunto que ganhou destaque na negociação foi a terceirização. A CEEB solicita a extinção dos correspondentes bancários do Banco do Brasil. A comissão denunciou casos de terceirizados trabalhando dentro das agências, o que a legislação não permite. 
 

Membro da CEEB, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo, afirmou que “os correspondentes bancários, na prática, estão sendo utilizados para cobrir a falta de funcionários do banco”. Após os relatos, o BB disse que vai averiguar a situação. 
 

Outros pontos da pauta específica foram apresentados, como a suspensão da implantação do modelo BB 2.0 e o projeto das agências complementares, contratação de vigilantes em número igual ou superior ao observado em dezembro de 2012 para todas as unidades e prédios do Banco do Brasil e reintegração e homologação de desligamentos. A empresa ficou de analisar e dar respostas posteriormente. 
 

Últimas notícias