No BNB, resposta para algumas reivindicações

O Comando Nacional dos Bancários quer respostas claras da direção do BNB sobre a pauta de reivindicações específicas da campanha salarial 2022. Até o momento, foi só conversa do banco e nada de concreto foi apresentado. A cobrança foi feita durante a rodada de negociação da última sexta-feira (05/08), realizada na sede administrativa, em Fortaleza. 


Pressionada, a direção da empresa respondeu algumas demandas. As mães que estão voltando da licença maternidade terão prioridade na adesão ao trabalho remoto, segundo o banco. A categoria quer que as funcionárias tenham, pelo menos, 6 meses de teletrabalho logo após a licença maternidade.


A instituição se comprometeu ainda em viabilizar comissões paritárias para o processo eleitoral da Comissão de Ética e Caref, além do acesso aos cursos de formação bancária a todos os funcionários, inclusive dirigentes e quem está afastado.


O Comando Nacional ressaltou ainda sobre a necessidade de se debater o teletrabalho para se construir um acordo específico sobre o tema e cobrou a apresentação de uma proposta para fechamento do acordo específico do BNB, concomitante com a proposta a ser apresentada pela Fenaban.


Outras reivindicações
O Comando reivindica até três dias de ausência abonada para funcionárias que apresentem problemas de saúde que provoquem desconforto menstrual que possam afetar desempenho no serviço. Segundo o BNB, os casos relativos ao tema são tratados com humanidade e a concessão de dias abonados pode fazer com que as mulheres com problemas não procurem atendimento médico, mas, de qualquer forma, vai submeter o pleito ao setor de qualidade de vida.


Sobre o abono das duas horas extras dos funcionários com jornada de 8h não trabalhadas durante a pandemia, a direção da instituição informou que viabilizou todas as possibilidades do trabalho durante a pandemia e que abonar para uns seria injusto com quem já pagou. 


A próxima rodada de negociação com o BNB está marcada para o dia 19 de agosto, às 15h, em Fortaleza. Entre os dias 23 e 25, haverá um plantão de negociação em São Paulo, envolvendo o BNB, outros bancos públicos e a mesa com a Fenaban. Já no dia 26 haverá outra rodada em Fortaleza.
 

Últimas notícias