Brasileiros tomam as ruas em defesa da democracia

Por todo o Brasil, a manhã desta quinta-feira (11/08) foi marcada pelo reforço à democracia e ao sistema eleitoral. Unidos contra as ameaças golpistas de Jair Bolsonaro, trabalhadores, estudantes e entidades de grande representatividade na Bahia tomaram as ruas do Centro de Salvador em passeata. 


Com a performance dos estudantes como abre alas, o protesto ganhou grande adesão da população. Às 10h40, as manifestações que representam a insatisfação dos brasileiros com a agenda ultraliberal imposta por Bolsonaro e que atinge em cheio o povo, passaram na porta do Sindicato dos Bancários da Bahia, onde receberam efusiva recepção. 


Como sempre, os diretores da entidade participaram da passeata em nome da democracia, contra a fome, que atinge mais de 33 milhões de brasileiros, o desemprego e a carestia.


“Não vamos aceitar o retrocesso. O país vai retomar o caminho da democracia. Queremos emprego e comida. Não podemos nos calar”, reforçou o presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos. A Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito foi lida em Salvador pela dirigente do Grupo Tortura Nunca Mais–BA, Diva Santana.


A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, ressalta a importância dos protestos pela retomada da democracia e por Fora Bolsonaro. “O povo está passando fome. Tem de escolher entre comer e pagar as contas”.


Preparativos
Nos preparativos das manifestações desta quinta-feira (11/08), em Salvador, foram distribuídos 100 mil panfletos convocatórios, com seis carros de som para mobilizar a população e panfletagem reforçada por apresentações de grupos teatrais.


O trabalho de convocação deu resultado e conseguiu atrair uma multidão para a passeata, que expressou a vontade do povo por Fora Bolsonaro, a reprovação às ameaças golpistas e o compromisso com o Estado democrático de direito.