Fenaban enrola, de novo. Nada de proposta

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) mais uma vez enrolou e não apresentou uma proposta global para as reivindicações dos bancários durante a negociação desta segunda-feira (15/08). Para completar, tenta mascarar a realidade dos bancários. A categoria está doente. Resultado da pressão por resultado, das metas e do assédio moral. Mas, as empresas ignoram. 


Durante a rodada, usou todo o tempo para apresentar uma pesquisa feita por uma consultoria que deixou todos surpresos. Segundo os números, os bancários atingem quase 100% das metas e há um elevado índice de satisfação com o trabalho. O Comando Nacional contestou os dados e destacou que a pesquisa desconsidera o nível de adoecimento. 
 

Os problemas de saúde, de acordo com a Fenaban, são generalizados e acometem os trabalhadores dos mais diversos setores. Uma tentativa absurda de descredibilizar o alto índice de adoecimento entre os bancários. A categoria é uma das que mais se afasta das atividades por conta de doença relacionada ao trabalho.
 

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, reafirmou que as empresas precisam ter um olhar diferente para a saúde do trabalhador. O levantamento não só ignorou a questão como também não apontou caminho para o enfrentamento. Lembrou ainda que o movimento sindical realiza pesquisas periódicas, os resultados são sempre muito semelhantes e apontam para um ambiente de trabalho doente. 
 

Teletrabalho
Sobre teletrabalho, os bancos estão dispostos a discutir. Apontaram algumas propostas que devem ser melhor discutidas nas próximas rodadas. O Comando Nacional lembrou que algumas cláusulas são prioridades, como ergonomia, o direito a desconexão, ajuda de custo e o acesso dos sindicatos aos trabalhadores em trabalho remoto. Novamente, cobrou urgência na apresentação de uma proposta global. Quinta-feira (18/08) tem nova rodada.