Bancários do BB divulgam manifesto pela democracia

Após o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, criticar a adesão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) à carta Em Defesa da Democracia e Justiça, os funcionários do BB formularam o manifesto em “defesa da democracia, respeito à Constituição e à escolha soberana do povo brasileiro nas eleições de outubro”. 


Várias organizações e entidades da sociedade civil assinaram ao manifesto sem, em nenhum momento, defender partidos ou candidatos. Por isso, os representantes dos trabalhadores indicam que a decisão do presidente do banco de “neutralidade” gera um debate político dentro da empresa. Em conversa com jornalistas, na quinta-feira da semana passada (11/08), Fausto Ribeiro afirmou “entender que a Febraban não deve se manifestar em questões políticas”. 


A defesa e democracia do BB público foram temas aprovados no 33º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), realizado em junho. Com as ameaças explícitas do governo Bolsonaro às estatais brasileiras, os trabalhaadores destacam no manifesto a necessidade do fortalecimento das empresas públicas, respeito e valorização dos funcionários, para que o BB continue cumprindo papel social.