Audiência Pública debate assédio sexual no trabalho

As acusações de assédio sexual e moral atribuídas ao ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e a outros executivos da empresa contra empregadas do banco alertam para a necessidade de dar atenção à prática. Para também discutir o tema, uma audiência pública sobre o assédio sexual no mundo do trabalho será realizada, nesta quinta-feira (18/08), às 14h30, pela CTASP (Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público) da Câmara dos Deputados, no Plenário 12, Anexo II.


A iniciativa da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) é uma forma de acender um alerta para o desenvolvimento e aprimoramento de mecanismos de denúncia e combate à violência sexual. Neste ano, o volume de denúncias de assédio em locais de trabalho está maior, segundo dados do MPT (Ministério Público do Trabalho).


Até junho, as queixas recebidas pelo MPT representam 63% das notificações de todas registradas em 2021. Ao todo, foram 300 denúncias até junho contra 474 durante todo o ano passado. Além dos debates, o combate contra a violência sexual nos locais de trabalho deve avançar.