Abertura das agências no fim de semana volta a debate

A Câmara dos Deputados prepara um "presente de grego" aos bancários no Natal. Nesta quarta-feira (30/11), o PL 1043/19, que permite abertura das agências aos sábados e domingos, pode ser analisado pela CDC (Comissão de Defesa do Consumidor) da Câmara dos Deputados.


O Sindicato dos Bancários da Bahia e todo o movimento sindical está mobilizado e em contato com parlamentares para impedir um novo ataque aos direitos da categoria. O projeto de lei, além de sobrecarregar ainda mais os trabalhadores, que, diga-se de passagem, já estão com a saúde comprometida devido à pressão e ao assédio moral, aumenta a insegurança.


Tem mais. Muitos clientes utilizam os canais digitais no fim de semana. Portanto, a abertura das unidades não se justifica. Dados da própria Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) confirmam. Segundo os números, as transferências por celular cresceram 60%, a contratação de crédito 44% e o pagamento de contas por canais digitais subiram 51%. 


Ao invés de expor funcionários e clientes, os bancos precisam é contratar e abrir novas unidades de atendimento. Outra reivindicação é o atendimento em dois turnos, com respeito à jornada de seis horas. Desta forma, o horário de funcionamento seria ampliado. 


Mais ataques
Esta não é a primeira vez que a jornada da categoria é ameaçada. A possibilidade de abertura das agências no fim de semana já foi proposta diversas vezes, tanto por meio de projetos de lei, como o PLS 203/2017, quanto por medidas provisórias (MP 881/2019 e MP 905/2019) encaminhadas pelo governo Bolsonaro. Mas, a pressão dos trabalhadores e dos sindicatos conseguiu derrubar.