Dívidas afetam a felicidade e as relações familiares

Por conta das dívidas em atraso, 84% dos brasileiros têm dificuldade para dormir. Sem aumento real suficiente para cobrir o alto custo de vida diante da política ultraliberal do governo Bolsonaro, os cidadãos se viram para conseguir pagar o básico. Mas, nem sempre conseguem e aí vem a dor de cabeça.


Não à toa pesquisa realizada pela MFM Tecnologia e o Instituto Locomotiva revela que 82% das pessoas têm a felicidade afetada por conta dos débitos. Nem as relações familiares escapam e 81% dizem que as dívidas são motivos de brigas em casa. 


O estudo Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência mostra ainda que 66% dos brasileiros tiveram o apetite afetado por conta das dívidas em atraso. Segundo o levantamento, 30% dos lares brasileiros estão com contas atrasadas. A maioria entrou para a lista dos inadimplentes devido à perda de emprego, falta de planejamento e empréstimo do nome para terceiros.


Outros 18% deixaram de pagar as contas porque ficaram doentes e tiveram de usar o dinheiro para o tratamento. Sobre limpar o nome, 25% disseram que vão conseguir quitar as dívidas em atraso e 40% pretendem contrair um novo empréstimo para quitar as contas atrasadas.