Fila do INSS ultrapassa 5 milhões de trabalhadores

Após assumir a gestão do país, Bolsonaro só dificultou a vida dos trabalhadores. Foram realizados diversos cortes de recursos, além da extinção do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o que resultou em dificuldades para o recebimento dos benefícios do INSS, como pensão por morte, seguro acidente ou aposentadoria.


Segundo a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro, o número de pessoas na fila de espera do pagamento de benefícios há mais de 45 dias ultrapassa 5 milhões. O objetivo do novo governo é recriar o Ministério da Previdência Social para garantir atendimento digno e ao trabalhador.
 

As intermináveis filas de sofrimento e humilhação dos trabalhadores na porta do Instituto de Seguridade não são mais vistas porque agora é virtual. Porém, não adiantou. O problema agora está no atendimento por robôs, sem nenhum olhar técnico e especializado do servidor do INSS, capaz de avaliar com mais detalhes cada situação.
 

Os servidores, por sua vez, denunciam o desmonte do INSS, com a não reposição de aposentados e a contratação de militares no lugar de concursados. É preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, também levando em consideração as milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta para atendimento virtual.