Prioridade é campanha de vacinação em massa 

O negacionismo do governo Bolsonaro fez a vacinação cair drasticamente no país e doenças antes extintas ameaçam voltar. Diante do cenário, a prioridade do próximo governo para a área da saúde será uma campanha massiva de vacinação nos primeiros dias de 2023, com a participação de atletas e artistas.


A conclusão grupo técnico da equipe de transição na área da Saúde do governo Lula se deve ao fato dos dados preocupantes, como o país ter apenas 12% das crianças de 6 meses a 3 anos vacinadas contra a Covid-19.


Para resolver o problema da saúde, seria necessário em torno de R$ 20 a R$ 22 bilhões a mais do que está previsto no orçamento. O governo Bolsonaro deixou um rombo nos cofres. Por conta disso, quase não tem recurso para a Farmácia Popular, prejudicando quem tem doenças crônicas e não tem recursos para comprar as medicações distribuídas pelo programa.


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu zerar a fila nos atendimentos que se formou durante a pandemia no SUS (Sistema Único de Saúde).  Se for preciso, está prevista a contratação da iniciativa privada para acabar com fila de especialidades, exames e cirurgias.