Caixa precisa contratar os aprovados no concurso 

O atendimento na Caixa está um caos sem novas contratações de empregados. O déficit de trabalhadores só aumenta no único banco 100% público desde 2016. O quadro de pessoal precisa ser reposto com urgência para melhorar o serviço prestado à sociedade, que pena com filas enormes e agências lotadas, e amenizar a sobrecarga de trabalho dos bancários. 


Com o desmonte do Caixa, houve redução drástica no número de empregados, que saiu de 106.899 para 87.121 entre 2014 e 2022. Resultado do fatiamento da instituição financeira aprofundado pelo governo Bolsonaro. Enquanto isso, as admissões e convocações dos aprovados no último concurso público da Caixa estão paradas desde abril deste ano em todo o país. 


A falta de trabalhadores representa prejuízos a população e o enfraquecimento do papel da estatal no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Para se ter ideia, cada bancário é responsável por 1,7 mil clientes, em média. No total, a Caixa possui 148,5 milhões de correntistas. Desumano. 


O banco tem de modificar este cenário. Por isto, a contratação dos aprovados no concurso de 2014 é uma das lutas do Sindicato dos Bancários da Bahia junto à Comissão de Aprovados. O SBBA pauta a convocação de novos empregados constantemente em reuniões com a Caixa e realiza manifestações nas agências, nos demais locais de trabalho, além da mobilização nas redes sociais.