Dia de Luta contra compensação das horas no Santander

Sem a menor noção de bom relacionamento com o funcionalismo, o Santander é o único banco a exigir que os empregados compensem as horas não trabalhadas por conta do horário especial nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. A empresa não teve interesse em dialogar com os interesses dos trabalhadores. Nem mesmo de estimular um ambiente mais integrativo.

 

O Santander impede que as partidas da Seleção Brasileira sejam momentos de lazer e sim de preocupação para os funcionários, que não sabem como vão conciliar agenda pessoal com a compensação das horas. Na manhã desta terça-feira (07/12), o movimento sindical realiza Dia Nacional de Luta contra a compensação das horas no banco espanhol em todo o país. A manifestação do Sindicato dos Bancários da Bahia é na agência da Mercês, no Centro de Salvador.

 

“É um absurdo o Santander ser o único o banco a fazer esse tipo de perseguição”, reforçou o diretor de Comunicação do SBBA, Adelmo Andrade. No entanto, houve a tentativa de impedimento de o Sindicato se manifestar livremente. O presidente da entidade, Augusto Vasconcelos, destacou que foi um ato antissindical com o objetivo de calar a voz dos trabalhadores. “Não vamos aceitar isso. E mesmo com essa tentativa absurda da Superintendência do Santander de não permitir a realização deste ato, estamos aqui de maneira corajosa para denunciar o que está acontecendo dentro dessa empresa”.

 

Ao mesmo tempo que tem essa atitude, o banco, que obteve lucrou R$ 11,211 bilhões nos nove primeiros meses deste ano, retira direitos e exige cada vez mais dos empregados brasileiros. O Santander terceiriza diversos setores, com diminuição de salários e direitos, pois os trabalhadores deixam de fazer parte da categoria bancária. Ou seja, não têm direito às conquistas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

 

Trabalhar no Santander é ser pressionado por metas absurdas, ficar apreensivo com demissões em massa, como as ocorridas na pandemia de Covid-19, com fechamento de agências e postos de atendimento, além da precarização da Previdência e do plano de saúde dos empregados. Além dos protestos presenciais nos locais de trabalho, o Dia de Luta também terá tuitaço entre 14h e 15h desta terça-feira (07/12), utilizando a hashtag - #SantanderJogaContra. Todos os bancários podem participar.