Bolsonaro bloqueia verbas das universidades federais 

A um mês do encerramento do governo desastroso, Bolsonaro faz mais um ataque à educação com bloqueio de verbas, comprometendo o funcionamento das universidades. No total, R$ 344 milhões vão deixar de ser repassados neste mês e até as contas de luz podem ficar sem pagamento. 


Segundo a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), as universidades já enfrentam dificuldades, com o desmonte promovido por Bolsonaro há muito tempo. Importante lembrar que em junho o governo já havia retirado R$ 438 milhões. 


Sem verba, muitas universidades do país têm de dificuldades de pagar contas básicas, como de água, luz e serviços gerais de limpeza e segurança. Dificuldade que também afeta o pagamento de bolsas e auxílios para os estudantes. 


Além disso, Bolsonaro mandou suspender a liberação de recursos para pagar as emendas do orçamento secreto após os aliados no Congresso fecharem acordo com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A ordem no Palácio do Planalto é não pagar mais nada neste ano. A medida reforça que o presidente nunca se preocupou com os brasileiros.