Em mais um ataque, Santander prejudica aposentados

O Santander coleciona desrespeitos aos empregados. Desta vez, o banco comunicou a retirada de patrocínio dos planos de Benefício Definido – exceto o Cabesp – e a transferência de gestão de alguns planos para o Santanderprevi. 


A decisão provoca inúmeros prejuízos a milhares de trabalhadores aposentados, que dedicaram décadas da vida ao banco com muito trabalho e empenho. Segundo o Santander, deve ser retirado o patrocínio dos planos Banesprev I e II, Sanprev I, Caciban, DAB e DCA, que são exatamente o mesmo alvo do Plano CD, que o banco também tentou impor mudança, mas sem êxito. 


Sobre a transferência na gestão de planos, o documento aponta que serão alterados os planos V e o Pré-75 para o Santanderprevi, entidade virtual, que praticamente é controlado pelo patrocinador e sem muita transparência.


O Santander não pode atacar o patrimônio dos funcionários. Por isso, o movimento sindical está se organizando para tratar do assunto em reuniões com advogados especialistas em previdência, parlamentares e meios de comunicação.