Governo força atraso na vacinação de crianças 

Mesmo com o aumento de casos por Covid-19 no Brasil, provocadas por subvariantes da Ômicron, o governo Bolsonaro abriu consulta pública sobre a vacinação de crianças menores de cinco anos. A iniciativa atrasa a imunização da faixa etária. 


Crianças é o grupo com a menor taxa de vacinados no país. Apenas 5,5% entre 4 e 5 anos receberam as duas doses. O MPF (Ministério Público Federal) tinha recomendado ao Ministério da Saúde a regularização da vacina, mas o governo Bolsonaro recomenda apenas para crianças com comorbidades, dificultando propositalmente a vacinação. 


Tanto a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) quanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizaram a aplicação da Pftizer em crianças entre 6 meses e 3 anos.  


Uma das principais preocupações é a baixa taxa de imunização, porque elas estão dentro do grupo de risco para a Covid-19, além de possíveis sequelas causadas pelo vírus. Então, não é justo que tenham acesso às vacinas negado. 


Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a Covid-19 matou, pelo menos, duas crianças por dia entre 2020 e 2021. Mesmo com a eficácia das vacinas, o governo Bolsonaro continua precarizando e agindo contra a ciência.