Sindicatos pedem antecipação da PLR dos bancários

No ofício encaminhado para os bancos, os representantes da categoria indicaram que janeiro e fevereiro acumulam as maiores despesas dos funcionários devido a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), matrícula e material escolar dos filhos, além de outros gastos extras.    

O movimento sindical solicitou aos principais bancos do país, incluindo os públicos, a antecipação do pagamento da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos bancários, referente ao exercício de 2022. 


No ofício encaminhado para as empresas, os representantes da categoria indicaram que janeiro e fevereiro acumulam as maiores despesas dos funcionários devido a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), matrícula e material escolar dos filhos, além de outros gastos extras.     


A primeira cláusula da CCT (Convenção Coletiva dos Trabalhadores) – PLR 2022 estabelece que o prazo para os bancos privados pagarem o benefício acaba em 1º de março. No entanto, nos públicos é diferente. A Caixa tem até 31 de março e o BB pode creditar a PLR até 10 dias após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros aos acionistas. 


Nos 12 meses encerrados em junho de 2022, o lucro dos bancos alcançou a marca de R$ 138 bilhões. Como sempre, a lucratividade do setor é surpreendente. Ou seja, as empresas podem antecipar a Participação nos Lucros e Resultados dos empregados sem problemas.