Restrição de crédito para empresa que desmata

Bancos devem negar crédito a frigoríficos e matadouros que adquirirem gado proveniente de áreas desmatadas ilegalmente. Movimento sindical vai cobrar que a iniciativa seja colocada em prática

Com objetivo de preservar a Amazônia – a maior floresta tropical do mundo - e combater as práticas que levam ao desmatamento, os bancos implementarão um sistema de rastreamento e monitoramento da aquisição de gado até dezembro de 2025.


Itaú, BB, Votorantim, BMG, Bradesco, Caixa, Daycoval e Santander devem negar crédito a frigoríficos e matadouros que adquirirem gado proveniente de áreas desmatadas ilegalmente na Amazonia Legal e no Maranhão. Pelo menos, essa é a informação passada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). 


Se não for blefe e realmente sair do papel, a medida marca um avanço na luta contra o desmatamento. O movimento sindical está atento e vai cobrar que a iniciativa seja efetivamente colocada em prática.


O sistema abrangerá dados cruciais, como embargos, sobreposições com áreas protegidas, identificação de polígonos de desmatamento, autorizações de supressão de vegetação e o CAR (Cadastro Ambiental Rural) das propriedades de origem dos animais.