Queimadas têm aumento recorde em 2022 

com cerca de 16,3 milhões de hectares de florestas foram queimadas. Às áreas são equivalentes ao estado do Acre. Número que representa um aumento de 14% em relação a 2021.

E mais uma vez, com recordes terríveis, sem política de combate a nada, o governo Bolsonaro deixou mais um dado negativo. Segundo números do Monitor do Fogo do MapBiomas, o Brasil ultrapassou no ano passado o índice registrado em 2021 em relação as áreas queimadas, com cerca de 16,3 milhões de hectares em chamas. 


Às áreas queimadas entre janeiro e dezembro de 2022 são equivalentes ao estado do Acre. Número que representa um aumento de 14% em relação a 2021. Os dados ficam ainda mais assustadores, porque 85% dessas queimadas foram na Amazônia - 7,4 milhões de hectares foram devastados. 


Apenas em dezembro, houve um aumento de 90% nas áreas queimadas em relação ao mesmo mês de 2021. 


Em termos de terras indígenas, o Parque Indígena do Araguaia, Raposa Serra do Sol TI e Parque Indígena do Xingu foram os que mais sofreram. Se o corte for feito apenas para dezembro, os líderes são TI Raposa Serra do Sol, São Marcos e Parque do Tumucumaque.