Juros médios dos bancos batem recorde

A taxa média no crédito livre passou de 43,5% ao ano, em janeiro, para 44,2% ao ano, em fevereiro, o que representa um aumento de 0,7 ponto percentual.

Os juros cobrados pelos bancos e instituições financeiras atingiram o maior patamar desde 2017, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (29/03). A taxa média no crédito livre passou de 43,5% ao ano, em janeiro, para 44,2% ao ano, em fevereiro, o que representa um aumento de 0,7 ponto percentual.
 

Para as empresas, a taxa média subiu para 24,2% ao ano, elevação de 2,7 pontos percentuais em 12 meses. Para as famílias, os juros foram de 58,3% ao ano, alta de 10,2 pontos percentuais. Este é o maior patamar desde outubro de 2017 (58,9% ao ano).
 

É importante ressaltar que os juros no Brasil ainda estão entre os mais altos do mundo, o que afeta a competitividade da economia brasileira, principalmente em relação a outros países. Por isso, o movimento sindical cobra que o Banco Central reduza a Selic, para deixar as taxas mais razoáveis e acessíveis para a população e as empresas.