Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

É AGORA

O momento favorece a oposição e proporciona boa oportunidade para afirmação de uma ampla frente contra o neofascismo. O desgaste de Bolsonaro só faz crescer e o STF resolveu assumir o papel que lhe cabe, de garantir o Estado de direito, fazer valer a Constiuição. É a chance de ganhar de vez a sociedade no apoio à resistência democrática.

NA ESQUIVA

Contra o neofascismo, a lei. Isolado cada vez mais e com apoio popular em queda livre, Bolsonaro aposta tudo no caos. Tenta uma saída pela via da força. Se está blefando ou terá êxito, aí é outra história. Com o governo afogado na grave crise política, institucional, econômica e sanitária, o confronto é a única saída para se esquivar das responsabilidades.

MAIOR SUJEIRA

O governo está perdido e Bolsonaro entrou em desespero total. Cada movimento que faz se complica mais. Essa agora de defender fake news, que a sociedade considera repugnantes, com o subterfúgio de liberdade de expressão, é o “gato escondido com o rabo de fora”. Não engana ninguém. Só faz ampliar a rejeição popular.

OLHO VIVO

A afirmação do general Santos Cruz, demitido pelo gabinete do ódio, de que “governos são passageiros”, dá a entender que não há, na caserna, uma posição fechada, majoritária, de apoio incondicional a Bolsonaro. Tudo bem que são quase 3 mil militares em cargos importantes, mas loucura tem limite. De qualquer forma, com os quartéis todo cuidado é pouco.

NOVA DIREÇÃO

Saiu Rosa Weber e entrou Luís Roberto Barroso. O Tribunal Superior Eleitoral sob nova direção. Resta saber o que muda, concretamente. O TSE precisa protagonizar. A ex-presidenta foi bem passiva, apesar dos escândalos na corrida eleitoral de 2018. O novo presidente não tem sido um exemplo de resistência às excepcionalidades do neofascismo. Expectativa.
 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE