Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

ANTIRREPUBLICANO
A atitude do CNMP, de entender que o procurador federal Deltan Dallagnol não teve atuação política e até eleitoreira à frente da força tarefa da Lava Jato, como na espetacularização do powerpoint contra Lula, mostra que a sociedade brasileira não pode ter a mínima esperança republicana não só com o Judiciário, mas com todo o sistema de justiça. Vergonhoso

INDECOROSIDADE
À frente da Lava Jato, que já dura mais de seis anos, com impactos altamente negativos na política, na economia e no social, Dallagnol combinou com o juiz Moro artimanhas para condenar inimigos políticos, costuma se manifestar publicamente em disputas eleitorais e chegou até a se meter na eleição da presidência do Senado. Se isso não for conduta inadequada...

SELETIVIDADE
É de dar um nó na cabeça do cidadão. O sistema de justiça, especialmente STF e MPF, que releva os crimes de Dallagnol, aceita a parcialidade de Moro, liberta doleiro e mantém prisão domiciliar para miliciano, se nega a devolver os direitos políticos de Lula, apesar de não haver prova que justifique. Realmente, as instituições funcionam. Resta saber para quem.

INDISPENSÁVEL
É impossível combinar Estado democrático de direito com um sistema de justiça seletivo e parcial, que na aparência funciona, mas essencialmente para servir a projetos políticos e econômicos de interesse do grande capital. A democracia não pode se limitar a eleições diretas, mas acima de tudo ao compromisso com a superação das desigualdades, da pobreza.

ESPELHO
Mais dois exemplos do ultraliberalismo neofascista. Bolsonaro defende o trabalho infantil, com o estúpido argumento de que muitas crianças cheiram crack. Guedes quer o fim das deduções, no imposto de renda, das despesas com saúde e educação. O Estado e o poder econômico contra a sociedade.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE