Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

NA MODA
A decisão da Justiça equatoriana, de condenar à prisão o ex-presidente Rafael Correa, em processo viciado bem parecido com o caso de Lula no Brasil, mostra que o mesmo modelito golpista tem sido aplicado na América Latina para eliminar eleitoralmente lideranças progressistas. É o que se chama de lawfare, o uso do sistema judicial contra inimigos políticos.

 

SEM RISCO
Claro desespero por estar em desvantagem nas pesquisas. Essa conversa fiada de Trump, de que a eleição norte-americana pode ser fraudada e por isso se perder não vai entregar o cargo, é bravata reles. Seria a negação do próprio espírito de democracia liberal que os EUA tanto se orgulham de terem exportado para o mundo capitalista. Quase impossível acontecer.

 

 

COM RESSALVAS
A derrota de Trump ajuda a neutralizar o neofascismo, que tem crescido no mundo todo, inclusive no Brasil com Bolsonaro, e se apoia na violência do Estado policial, no negacionismo, no obscurantismo e no falso moralismo. Mas, a vitória de Biden não representa nenhuma salvação. Foi no governo do democrata Obama que os EUA iniciaram o golpe de 2016 no Brasil.

 

MÁXIMA CULPA
Pura provocação ao mundo e ao Brasil, em especial os segmentos que defendem a preservação do meio ambiente. Justamente quando o fogo já destruiu mais de 20% do Pantanal e a floresta amazônica arde em incêndios criminosos, o governo Bolsonaro libera mais 31 agrotóxicos altamente venenosos. E ainda há quem diga que o agronegócio não tem culpa.

 

BEM MAL
Investimentos estrangeiros caem 85%, casos de coronavírus voltam a crescer assustadoramente, chanceler Ernesto Araújo cede território brasileiro para EUA agredirem a Venezuela, Carlos e Eduardo Bolsonaro compraram apartamento com dinheiro vivo, PF aponta falcatrua no ministério de Damares.  Mas, Bolsonaro garante que o Brasil vai bem.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE