Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

DESGOVERNO
Com todo respeito à democracia, às pessoas que votaram em Bolsonaro, mas há de se reconhecer, faz um governo desastroso. Só fake news e negacionismo. É contra vacina, acha pouco 14 milhões de desempregados, corta o auxílio emergencial, nega educação, saúde e aposentadoria, entrega a riqueza nacional, mistura Deus com política e economia. Infernal.

 

HORRÍVEL
Se confirmado o nome de Fábio Mendes Marzano para representar o Brasil na ONU, o governo Bolsonaro vai promover mais vergonha e “balbúrdia” em nível internacional. O embaixador é mais radical do que o chefe, chanceler Ernesto Araújo. Flerta com a teocracia. Inclusive, defende a orientação religiosa sobre a política, a economia, o social e a cultura.

 

VIRADA
Detalhes essenciais na eleição de Luis Arce para presidente da Bolívia, que sofreu golpe de Estado igual ao Brasil. Além da vitória avassaladora, com apoio esmagador do povo, o novo presidente foi eleito sob o signo socialista do MAS (Movimento pelo Socialismo). Quer dizer, totalmente contrário ao ultraliberalismo de Trump, Bolsonaro e Cia. Esperança latina.

 

BRAVATA
Como o mundo está mudando para pior, no ritmo das redes sociais, e as democracias morrendo enquanto o negacionismo evolui, pode haver risco ínfimo, mas na lógica não parece factível que Trump cumpra a ameaça de não entregar o poder caso perca a eleição. Os conceitos dos “pais fundadores” sobre democracia ainda são muito fortes nos EUA.

IMPÉRIO
Logicamente, a derrota de Trump será importante para frear o neofascismo no mundo, mas está se criando expectativa demais. A vitória de Biden não vai mudar a política belicista, golpista e imperialista norte-americana. É sempre bom lembrar que foi com o democrata Obama que os EUA iniciaram a Lava Jato e o golpe de 2016. Continuarão a fazer mal ao Brasil.


 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE